Mais de 140 crianças de Araguatins e região são atendidas pelo MPTO com emissão de documentos
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) se fez presente em mais uma edição do “TCE de Olho no Futuro — Aliança pela Primeira Infância”. Dessa vez, a atividade foi realizada na Escola de Tempo Integral Professora Nair Duarte, na cidade de Araguatins, extremo norte do estado. O evento ocorreu no último dia 4 de outubro, e, na ocasião, foram emitidas 142 carteiras de identidade por meio do Minicidadão, programa ministerial do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), que proporciona garantia de direitos e segurança às crianças tocantinenses.
Até a chegada da edição à região conhecida como Bico do Papagaio, a caravana de serviços havia passado pelas cidades de Miracema, Guaraí, Dianópolis, e Gurupi, onde mais de 3,5 mil famílias foram atendidas pelos diversos parceiros da iniciativa, que é coordenada pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO). No dia 18 deste mês, o “TCE de Olho no Futuro” segue para Araguaína, última das seis regiões do Tocantins a receber a atividade itinerante neste ano.
Em Araguatins, o MPTO foi representado pelo promotor Paulo Sérgio Ferreira de Almeida. “Nosso objetivo é oferecer os serviços do Ministério Público de forma conjunta e imediata a crianças com idade de 0 a 6 anos e incentivar políticas públicas voltadas à melhoria dos indicadores sociais na primeira infância. O acesso ao documento, como oportunizamos por meio do Minicidadão, durante o ‘TCE de Olho no Futuro’, é uma das ferramentas para a conquista da cidadania”, explicou Almeida.
Além do TCE/TO e do MPTO, o “TCE de Olho no Futuro” conta com o apoio de diversas instituições: governo do estado do Tocantins, Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Defensoria Pública do Tocantins (DPE/TO), Controladoria-Geral da União (CGU), Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), BRK, Energisa e Hospital de Amor. No evento de Araguatins, também houve parceria com a empresa de saneamento Hidro Forte.
Texto: Redação — Dicom/MPTO
Notícias Relacionadas

Promotoria de Justiça de Ananás discute fortalecimento da rede de proteção com Conselhos Tutelares da Comarca

Lançada no Tocantins, Escola de Conselhos terá promotor de Justiça em comitê gestor para fortalecer rede de proteção

Ministério Público leva cidadania e defesa dos direitos da criança para a próxima edição do TCE de Olho no Futuro em Gurupi

Projeto que tem parceria do MPTO chega à 3ª edição em Dianópolis, ampliando ações pela Primeira Infância

Tocantins tem recorde de destinações do IR a fundos da infância e do idoso, com apoio de mobilização do MPTO

MPTO e parceiros se unem em seminário para fortalecer acolhimento familiar no Tocantins