MPTO fortalece cidadania e garante direitos das crianças no encontro do TCE de Olho no Futuro, em Guaraí
Prestar atendimentos que reforçam a cidadania e contribuem para que os direitos das crianças sejam garantidos desde cedo. Foi com esse foco que o Ministério Público do Tocantins participou de mais uma edição do programa “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância”, realizada nesse sábado, 13, em Guaraí. O encontro mobilizou toda a região do Vale do Araguaia e destacou a atuação integrada entre 17 instituições públicas e privadas.
“Todo e qualquer projeto que leve serviços essenciais para a população precisa ser valorizado. O MPTO participa com alegria dessa ação, trazendo atendimentos que fortalecem a cidadania e contribuem para que os direitos das crianças sejam garantidos desde cedo”, destacou o procurador-geral de Justiça do MPTO, Abel Andrade Leal Júnior, na abertura do evento.
Serviços essenciais
Na ação, o MPTO ofereceu dois serviços essenciais. A Ouvidoria, que atendeu demandas e recebeu manifestações da comunidade; e o Projeto Minicidadão, responsável pelo registro biométrico e emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para crianças de 0 a 12 anos.
Mais de 50 atendimentos foram realizados, garantindo às famílias acesso facilitado a um documento fundamental para o exercício da cidadania. Gente, como a dona Domingas, que aproveitou o sábado para registrar o filho de seis anos. “É muito bom porque é gratuito, e a gente já consegue fazer sem precisar se deslocar para outro lugar. Ter o documento em mãos facilita muito, principalmente quando precisamos em viagens ou para acessar serviços básicos”.
Formação
Técnicos do MPTO também participaram da programação formativa, com palestras voltadas a acadêmicos locais sobre gestão da educação e formulação de políticas públicas, reforçando a atuação do órgão na formação de futuros gestores.
Especialistas de diferentes instituições compartilharam conhecimentos em palestras sobre saúde mental, alfabetização, segurança alimentar e direitos da primeira infância, abordando temas fundamentais para o desenvolvimento pleno das crianças.
A população ainda teve acesso a consultas médicas e jurídicas, vacinação, exames preventivos, testagem rápida de ISTs, mamografia, PCCU, exames de DNA pelo projeto Pai Presente, emissão de certidões, saúde bucal, corte de cabelo, design de sobrancelhas, oficinas, balcão de empregos e atividades educativas.
O evento reuniu representantes de 29 municípios. A caravana do programa seguirá até outubro, passando por Dianópolis (20/09), Gurupi (27/09), Araguatins (04/10) e Araguaína (18/10).