Projeto que tem parceria do MPTO chega à 3ª edição em Dianópolis, ampliando ações pela Primeira Infância
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) marcou presença em Dianópolis neste sábado, 20, com a realização do evento "TCE de Olho no Futuro - Aliança pela Primeira Infância". A iniciativa, que visa garantir a proteção e o desenvolvimento de crianças de zero a seis anos, reuniu diversas instituições em uma caravana que percorre o estado, oferecendo serviços essenciais à população.
A edição de Dianópolis contou com a participação do subprocurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, e do coordenador das Promotorias de Justiça de Dianópolis e promotor de Justiça, Eduardo Guimarães Vieira Ferro, que acompanharam de perto as ações e o atendimento à comunidade. Durante o evento, o MPTO disponibilizou os importantes serviços do Projeto Minicidadão e da Ouvidoria, ambos com foco na promoção da cidadania e na defesa dos direitos da criança.
802 atendimentos em 2025 e 89 em Dianópolis
O Projeto Minicidadão facilitou a emissão gratuita da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para crianças de 0 a 12 anos. Em Dianópolis, a iniciativa atendeu 89 minicidadãos, garantindo a eles o acesso a um documento fundamental para o exercício da cidadania. Considerando todas as edições do "TCE de Olho no Futuro" realizadas em 2025 até o momento, o Projeto Minicidadão já beneficiou um total de 802 pessoas.
Ouvidoria
A equipe da Ouvidoria do MPTO esteve à disposição para receber manifestações e denúncias sobre desrespeito aos direitos básicos do cidadão e aos interesses da sociedade, com foco especial na proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Todos os casos foram registrados e devidamente encaminhados para as providências cabíveis, reforçando o papel do MPTO como guardião da sociedade.
A caravana do programa "TCE de Olho no Futuro - Aliança pela Primeira Infância" continuará percorrendo o Tocantins, levando mais serviços e oportunidades à população. A próxima edição do evento será em Gurupi, dia 27.
Notícias Relacionadas

Lançada no Tocantins, Escola de Conselhos terá promotor de Justiça em comitê gestor para fortalecer rede de proteção

Ministério Público leva cidadania e defesa dos direitos da criança para a próxima edição do TCE de Olho no Futuro em Gurupi

Tocantins tem recorde de destinações do IR a fundos da infância e do idoso, com apoio de mobilização do MPTO

MPTO e parceiros se unem em seminário para fortalecer acolhimento familiar no Tocantins

Em evento do Selo Unicef, MPTO orienta gestores a priorizar a infância no orçamento

Expansão do acolhimento familiar é tema de evento do MPTO em Araguaína