Ministério Público promove escuta pública para ouvir a sociedade sobre a qualidade da educação no município de Xambioá
O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizam conjuntamente, na quarta-feira, 20, escuta pública para discutir a qualidade da educação básica no município de Xambioá, no extremo-norte do Tocantins. O evento acontece às 14h30, no auditório da câmara municipal, no centro da cidade.
A finalidade é ouvir demandas, sugestões, pedidos e reclamações a respeito da educação básica oferecida na cidade. As informações colhidas auxiliarão o Ministério Público a traçar um diagnóstico e a buscar a melhor maneira para solucionar os problemas enfrentados por alunos, professores, servidores e gestores.
Na ocasião, também será apresentado o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), que será desenvolvido conjuntamente pelo MPF e MPTO em Xambioá e tem por objetivos principais fiscalizar as políticas públicas de educação, verificar a existência e efetividade dos conselhos sociais com atuação na área de educação e levar ao conhecimento do cidadão informações essenciais sobre o direito a uma educação de qualidade. Ao final dos trabalhos, serão promovidas novas escutas públicas para informar a sociedade sobre todas as providências adotadas e os resultados obtidos.
Realidade
De acordo com o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado pelo Ministério da Educação, Xambioá atingiu 5,1, quando o ideal é de, no mínimo, 6 (em uma escala de 0 a 10). O Ideb é calculado com base no fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono) e na média de desempenho das avaliações de língua portuguesa e matemática obtidas na Prova Brasil (municípios) e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (estados).
Texto: MPTO, com informações da Procuradoria da República no Tocantins
Notícias Relacionadas

Audiência pública realizada pelo MPTO em Miracema discute qualidade da educação em 11 cidades da região central

Seminário discute desafios para a garantia de merenda tradicional a indígenas e quilombolas em escolas públicas

Audiência pública sobre educação no Jardim Taquari pode ser assistida no YouTube

MPTO garante sentença que obriga o município de Palmas a assegurar condições dignas de higiene nas escolas de tempo integral

No Jardim Taquari, MPTO debate com população e entes públicos melhorias para educação de crianças e adolescentes

MPTO acompanha calendário escolar da rede municipal de Palmas e cobra garantia de efetivo trabalho escolar