Crimes de trânsito é o assunto do episódio de encerramento da primeira temporada do Provocações
O quarto e último episódio da primeira temporada do videocast “Provocações” fica disponível no canal do Ministério Público do Tocantins (MPTO) a partir das 19h de 1º de outubro e aborda a questão dos homicídios de trânsito em participação do promotor de Justiça João Edson de Souza. Produzido pela Diretoria de Comunicação do MPTO (Dicom/MPTO), o programa tem apresentação da jornalista Kézia Reis e comentários do promotor de Justiça Rogério Mota. Assista em: https://youtu.be/zGKqxPJnQXk?si=Yhfp_U9YR4T8Hvfd.
De acordo com dados do Ranking de Competitividade dos Estados de 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o Tocantins lidera a taxa de mortalidade no trânsito, com 37,8 óbitos por 100 mil habitantes. Essas mortes representam mais que o dobro da média nacional, de aproximadamente 17,2. Entre as capitais, Palmas também é proporcionalmente a mais violenta do país no trânsito, com quase 39 vítimas fatais a cada 100 mil habitantes.
Na primeira temporada, o “Provocações” teve como tema “Crimes contra a vida: os bastidores do Tribunal do Júri”. O programa estreou em 10 de setembro, com abordagem sobre homicídios por motivos fúteis, em exposição do promotor de Justiça Benedicto Guedes. No dia 17, a promotora de Justiça Isabelle Figueiredo falou sobre o feminicídio. Na sequência, no dia 25, o promotor de Justiça Breno Simonassi tratou dos julgamentos de grande repercussão. A segunda temporada do videocast está em produção e trará abordagens sobre direitos humanos.
Texto: Francisco Shimada — Dicom/MPTO
Notícias Relacionadas

Novo Tribunal do Juri pode ser convocado quando réu é absolvido por clemência e de forma contrária às provas, decide STF

STF: condenação pelo Tribunal do Júri autoriza a imediata execução da pena, independente do tempo de prisão determinado

Morte de réu por crime contra a vida tira da competência do júri corréu acusado de crime conexo

Homem é condenado a mais de 21 anos de prisão por homicídio qualificado em Aparecida do Rio Negro

Jovem é condenado a 33 anos de prisão por homicídio em Cristalândia

A relação entre julgamentos de repercussão e opinião pública é tema de novo episódio do Provocações