A relação entre julgamentos de repercussão e opinião pública é tema de novo episódio do Provocações
Julgamentos de grande repercussão. Esse é o assunto do penúltimo episódio da primeira temporada do Provocações, videocast produzido pela Diretoria de Comunicação Social do Ministério Público do Tocantins (Dicom/MPTO) e apresentado pela jornalista Kézia Reis. Disponível no YouTube, nesta semana, a produção traz entrevista com o promotor de Justiça Breno Simonassi e comentários do promotor de Justiça Rogério Mota.
O novo episódio aborda a questão de quando um homicídio ou uma tentativa de assassinato movimenta a opinião pública e é destaque na mídia e nas redes sociais. Os convidados debatem os desafios e a atuação do Ministério Público, quando um crime apresenta sentença social antes mesmo do julgamento. Como garantir que o Conselho de Sentença tome a decisão com base nas provas do crime e não na opinião pública? Como promover a justiça em casos de grande repercussão?
Provocações estreou em 10 de setembro, abordando homicídios por motivos fúteis, com a participação do promotor de Justiça Benedicto Guedes. No dia 17, a promotora de Justiça Isabelle Figueiredo falou sobre o tema “Feminicídio: um júri por elas”. A primeira temporada do Provocações terminará em 1º de outubro com episódio sobre homicídios de trânsito e a contribuição do promotor de Justiça João Edson.
Nesta estreia, o programa tem como tema central “Crimes contra a vida: os bastidores do Tribunal do Júri”. A segunda temporada do videocast está em produção e trará abordagens sobre direitos humanos.
Texto: Redação — Dicom/MPTO
Notícias Relacionadas

Novo Tribunal do Juri pode ser convocado quando réu é absolvido por clemência e de forma contrária às provas, decide STF

STF: condenação pelo Tribunal do Júri autoriza a imediata execução da pena, independente do tempo de prisão determinado

Morte de réu por crime contra a vida tira da competência do júri corréu acusado de crime conexo

Crimes de trânsito é o assunto do episódio de encerramento da primeira temporada do Provocações

Homem é condenado a mais de 21 anos de prisão por homicídio qualificado em Aparecida do Rio Negro

Jovem é condenado a 33 anos de prisão por homicídio em Cristalândia