Papel estratégico do MPTO na reintegração de pessoas egressas do sistema penal é destaque em seminário
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) participou do II Seminário Estadual sobre a Política de Atenção à Pessoa Egressa do Sistema Penal, realizado nesta sexta-feira, 12, no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em Palmas. O evento teve como objetivo debater os desafios e avanços na implementação dos Escritórios Sociais, espaços intersetoriais voltados ao acolhimento e à reintegração social de pessoas egressas do sistema penal.
Na ocasião, a instituição foi representada pelo promotor de Justiça Rodrigo de Souza. Ele reforçou o compromisso do MPTO. “Garantir oportunidades ao egresso não é apenas um dever do Estado, é também uma forma concreta de proteger a sociedade”.
Ele ainda enfatizou que o papel do Ministério Público é estratégico, de fiscalização, de articulação e de promoção de políticas públicas voltadas à dignidade da pessoa humana.
Além disso, foram destacados pelo MPTO também o acolhimento, orientação e encaminhamento; acesso à saúde; oportunidades de educação; inserção no mercado de trabalho; assistência social e, quando possível, moradia digna.
Notícias Relacionadas

Associação busca apoio do MPTO para implementação de política pública estadual e municipal voltada a povos ciganos

Combate à violência contra mulher indígena pauta atuação do MPTO em ação na Ilha do Bananal

Com rede de proteção à infância e juventude, MPTO sedia nova reunião para criar fluxo de atuação em casos de desaparecidos

Construção de fluxo interinstitucional para lidar com desaparecidos avança em mais uma reunião no Ministério Público do Tocantins

Atuação do MPTO obriga poder público a restaurar infraestrutura e garantir acesso a comunidades rurais de Paranã

Formulário Rogéria: MPTO orienta instituições sobre uso de ferramenta voltada à proteção da comunidade LGBTQIA+