Ação civil pública do MPTO requer imediato restabelecimento de transporte escolar em Peixe
O Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) ajuizou ação civil pública (ACP), com pedido de tutela de urgência (liminar), para que o estado do Tocantins e a Secretaria Estadual da Educação restabeleçam, imediatamente, o serviço de transporte escolar na zona rural, em Peixe, em especial nas rotas Entroncamento do Jaú e Assentamento Bananal, que estão sem cobertura adequada desde o início do ano letivo.
A ação foi proposta pelo promotor de Justiça Mateus Ribeiro dos Reis, titular da Promotoria de Justiça de Peixe, e visa garantir o acesso à educação de alunos da rede estadual de ensino que residem em áreas distantes das escolas.
Na ação, o promotor relata casos de estudantes que estão sem frequentar as aulas desde o início do ano letivo, em fevereiro, devido à interrupção do transporte escolar, ocasionada pelo fim do convênio entre o estado e o município, responsável pela prestação do serviço.
“Até que a decisão final seja proferida em favor dos alunos da zona rural do município de Peixe, é necessária a intervenção do Poder Judiciário para determinar a imediata regularização do serviço do transporte escolar”, afirma o promotor. Ele alerta ainda que, caso a situação persista, “corre-se o risco desses alunos reprovarem ao final do ano letivo por falta.”
Multa
Entre os pedidos, a ação requer a fixação de multa diária ao estado do Tocantins no valor de R$ 500,00 por aluno não transportado, por cada dia de descumprimento da medida, com os valores revertidos ao Fundo Municipal para a Infância e Adolescência de Peixe. Além disso, o Ministério Público solicita que seja arbitrada multa pessoal ao secretário de estado da Educação, em caso de descumprimento da decisão.
A ação tramita no Juízo da 2ª Escrivania Cível de Peixe.
Notícias Relacionadas

Audiência pública realizada pelo MPTO em Miracema discute qualidade da educação em 11 cidades da região central

Seminário discute desafios para a garantia de merenda tradicional a indígenas e quilombolas em escolas públicas

Audiência pública sobre educação no Jardim Taquari pode ser assistida no YouTube

MPTO garante sentença que obriga o município de Palmas a assegurar condições dignas de higiene nas escolas de tempo integral

Ministério Público promove escuta pública para ouvir a sociedade sobre a qualidade da educação no município de Xambioá

No Jardim Taquari, MPTO debate com população e entes públicos melhorias para educação de crianças e adolescentes