Reunião debate proteção integral dos direitos de vítimas de violência de gênero
Nesta quinta-feira, 5, das 9h às 12h, acontece o encontro “A proteção integral dos direitos da personalidade das vítimas de violência de gênero: diretrizes para a cobertura midiática adequada e eliminação de estereótipos de gênero e da violência simbólica”. A iniciativa é promovida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Escola Superior (ESMP), do Núcleo de Apoio à Mulher (NAM) e do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crime (NAV).
Com transmissão ao vivo através do canal youtube.com/@escolasuperiormppe, o encontro é voltado a integrantes do Ministério Público de todo o Brasil e de organizações defensoras de direitos humanos, agentes de segurança pública e equipes da rede psicossocial de apoio a vítimas de violência. Profissionais da imprensa em geral, além de estudantes de Comunicação Social, também podem participar.
A iniciativa busca abordar a preservação do nome, da imagem, da privacidade e de outros direitos da personalidade das vítimas de violência de gênero, com debates sobre os efeitos da Lei 14.857/2024 - Lei de Proteção à Identidade da Vítima -, que altera a Lei 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha. Outros normativos sobre a atuação de integrantes do sistema de justiça e a cobertura adequada de crimes pelos meios de comunicação integram a programação.
Texto: Francisco Shimada - Ascom/MPTO - com informações da Ascom/MPPE
Notícias Relacionadas

Com rede de proteção à infância e juventude, MPTO sedia nova reunião para criar fluxo de atuação em casos de desaparecidos

Construção de fluxo interinstitucional para lidar com desaparecidos avança em mais uma reunião no Ministério Público do Tocantins

Atuação do MPTO obriga poder público a restaurar infraestrutura e garantir acesso a comunidades rurais de Paranã

Formulário Rogéria: MPTO orienta instituições sobre uso de ferramenta voltada à proteção da comunidade LGBTQIA+

Atuação em rede para combater desaparecimentos no Tocantins é articulada pelo MPTO

MPTO recomenda revisão de norma do Corpo de Bombeiros que exige corte de cabelo padrão militar para brigadistas