infância de juventude
calendar_month
10/11/2025

MPTO realiza penúltima edição do Seminário Acolher Tocantins para fortalecimento do acolhimento familiar no estado


Com o propósito de consolidar o serviço de acolhimento familiar no Tocantins e garantir que cada criança e adolescente afastado de sua família tenha a chance de crescer em um lar, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) promoveu, na terça-feira, 5, em Xambioá, mais uma edição do seminário regionalizado “Acolher Tocantins”. O evento reuniu representantes de diversos municípios da região norte do estado.


Dessa vez, a palestra principal foi conduzida pela servidora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude e da Educação (Caopije) Silvia Albuquerque, que destacou os avanços e os desafios para a consolidação da política pública de acolhimento familiar nos municípios tocantinenses. Os promotores de Justiça Helder Teixeira e Elizon Medrado também participaram do evento. 


“O acolhimento familiar representa a forma mais humana e efetiva de proteger crianças e adolescentes que, temporariamente, precisam ser afastados de suas famílias de origem. É uma rede de cuidado que só se fortalece quando estado, municípios e sociedade civil atuam juntos”, afirmou o promotor de Justiça Elizon Medrado.


Carta compromisso digital


Diferente das edições anteriores, nessa etapa a assinatura da carta compromisso pelos gestores municipais será digital. O documento será encaminhado por e-mail a todos os prefeitos da regional de Xambioá, para que realizem a assinatura digital e devolvam ao MPTO, reafirmando o compromisso local com a implantação ou fortalecimento do serviço de acolhimento familiar.


Planejamento conjunto


Durante o seminário, também foram realizadas oficinas voltadas à construção do Plano Estadual de Convivência Familiar e Comunitária, instrumento que vai nortear ações integradas entre o estado, os municípios e o sistema de justiça.


Atualmente, o Tocantins conta com 23 serviços municipais e quatro regionalizados de acolhimento familiar, beneficiando 59 municípios. A meta estadual é que, até 2027, pelo menos 25% das crianças e adolescentes afastados de suas famílias estejam acolhidos por famílias voluntárias, em ambientes que assegurem convivência familiar e comunitária.


Próxima parada: Taguatinga


A próxima e última edição do ciclo de seminários regionais “Acolher Tocantins” será realizada em Taguatinga, no dia 12 de novembro,  encerrando a série de encontros promovidos pelo MPTO em oito regionais do estado.


Notícias Relacionadas