Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Apuração da eleição de conselheiros tutelares acontecerá no cartório da 29ª Zona Eleitoral, em Palmas; MPTO atuará em regime de plantão

Atualizado em 29/09/2023 18:39

A apuração da eleição para unidades do Conselho Tutelar ocorrerá a partir das 17h deste domingo, 1º de outubro, no Cartório Eleitoral da 29ª Zona Eleitoral, em Palmas. A contabilização dos votos contará com a presença do promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije).


Durante o dia, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) vai percorrer os locais de votação para fiscalizar todo o processo. A instituição atuará em regime de plantão durante todo o dia para dar suporte às demandas e ocorrências que eventualmente surgirem.


O promotor de Justiça estará, às 9h40, na Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues (Rua 22, AMP 02, Quadra 42, Aureny IV), e às 15h30, na Escola Municipal Anne Frank (110 Norte, Al-07, lote 34 – antiga ARNE 14).


“Vamos verificar se o processo está ocorrendo dentro da normalidade. Qualquer contratempo, imprevisto ou problema, as pessoas podem entrar em contato com o Ministério Público para tirar quaisquer dúvidas relacionadas ao pleito”, afirmou Sidney.


Integrantes das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude e da Ouvidoria do MPTO vão trabalhar presencialmente, em todo o Estado, recebendo denúncias, averiguando a condução dos trabalhos, o exercício do direito de voto dos eleitores e atuando para coibir eventuais irregularidades praticadas por candidatos e seus representantes.


Em caso de irregularidade, o cidadão poderá acionar a Ouvidoria do MPTO por meio do telefone 127 (ligação gratuita) ou do 63 99282-7976 (Caopije).



A eleição


 
A eleição para conselheiros tutelares acontecerá em todos os municípios brasileiros no próximo domingo, 1º de outubro, das 8h às 17h. A expectativa é que mais de 30 mil conselheiros sejam eleitos em todo o Brasil.



Sistema de apuração online


O MPTO vai ter uma participação ativa e muito importante nesta eleição. De forma gratuita, a instituição, por meio de uma ferramenta elaborada pelo Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação (DTMI), vai permitir que a sociedade acompanhe, de forma online, a apuração dos resultados em tempo real.


O Tocantins foi pioneiro, em 2019, ao realizar a eleição com utilização de urnas eletrônicas em todas as cidades do Estado.



Reuniões


Nesta sexta-feira, diversas reuniões foram realizadas para tratar da eleição. No período da manhã, houve uma reunião virtual de alinhamento para explicar e tirar dúvidas a respeito de como funciona todo o sistema de apuração online, desenvolvido pelo MPTO.


As informações foram repassadas pelo promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, e pelo chefe do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação (DTMI), Ernandes Rodrigues da Silva. Participaram presidentes dos CMDCAs e gestores municipais envolvidos diretamente na eleição.


No período da tarde, houve uma reunião interna com servidores do MPTO que atuarão na fiscalização neste domingo. (Texto: João Pedrini/MPTO)