Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Ministério Público e conselhos vistoriam nova Ala Pediátrica do Hospital Geral de Palmas

Atualizado em 12/08/2021 15:48

Os promotores de Justiça Sidney Fiori Júnior, da área de defesa da Infância e Juventude, e Thiago Ribeiro Franco Vilela, da defesa da Saúde, realizaram vistoria conjunta no Hospital Geral de Palmas (HGP), na quarta-feira, 11, com participação de integrantes de diversos conselhos profissionais da área de Saúde, para verificar as condições de funcionamento da nova Ala Pediátrica da unidade hospitalar.


O novo setor do HGP possui leitos clínicos e de UTI e foi instalado com a finalidade de absorver a demanda do Hospital Infantil de Palmas (HIP), recentemente desativado.


A partir desta vistoria, os conselhos profissionais participantes elaborarão relatórios, que serão encaminhados ao Ministério Público do Tocantins (MPTO) para subsidiar um inquérito instaurado conjuntamente pela 21ª Promotoria de Justiça da Capital (Infância e Juventude) e pela 19ª Promotoria de Justiça da Capital (Saúde), voltado a acompanhar a transição do atendimento do Hospital Infantil de Palmas para a Ala Pediátrica do HGP.

A intenção da vistoria conjunta surgiu em audiência pública promovida pelo Ministério Público em 5 de julho, que discutiu o fechamento do HIP e a transferência do serviço para o HGP, com participação de representantes do Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Nutricionistas, Conselho Regional de Fisioterapia, Conselho Regional de Radiologia, Sociedade Tocantinense de Pediatria, Conselho Estadual de Saúde, Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins e Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, entre outros.