Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Conheça o Navit

Atualizado em 22/11/2023 11:11

Atendimento às Vítimas de Crimes 

Por meio do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit), o Ministério Público do Tocantins oferece orientação jurídica e assistência psicossocial às vítimas de crimes e atos infracionais violentos. 

Os atendimentos presenciais são realizados em Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Miracema. De forma online, abrangem mais cidades.


Objetivo
A finalidade é proteger os direitos das vítimas e auxiliá-las a superar os traumas e as demais consequências da violência, conforme cada caso.


Público-alvo
O serviço é voltado às pessoas que sofreram dano físico, moral, patrimonial ou psicológico em decorrência de um crime ou ato infracional. 

O atendimento abrange tanto as vítimas diretas quanto as vítimas indiretas (pessoas que possuem relação de afeto ou parentesco de até o terceiro grau com a vítima direta e que também foram impactadas pela violência).


Os serviços
Os atendimentos na área jurídica e psicossocial são prestados pela equipe técnica multidisciplinar do Navit e por professores e estudantes de Direito, Psicologia e Serviço Social, conforme parcerias estabelecidas com universidades para facilitar e ampliar a assistência.

Para garantir uma atenção integral às vítimas, o Navit atua em articulação com diversos órgãos e instituições públicas, realizando os encaminhamentos que forem necessários e acompanhando os atendimentos prestados.

Acesso Rápido