Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

13º Reunião Ordinária

Atualizado em 17/06/2021 11:01

Foi realizado nesta quarta-feira, 18, na sede do Ministério Público Federal, a 13º Reunião Ordinária. O encontro foi coordenado pelo Procurador da República e Coordenador Adjunto do Fórum, Dr. Álvaro Lotufo Manzano, com o objetivo de discutir Informes da rede analítica PQA; 3 –Informes dos relatores das Comissões Temáticas 1, 2 e 3 e escolha do relator da Comissão Temporária de Politicas Públicas.


Em primeiro momento, foi informado sobre o curso de estratégias de atuação em face dos impactos dos agrotóxicos. Em seguida, foi informado Maria Isabel Miranda como nova secretária-executiva do Fórum e apresentou Mônica Costa, em substituição de Giseli Akemi.


Nos informes sobre a Rede Analítica (PQA), O professor Emerson Adriano Guarda relatou as
dificuldades para atingir as metas definidas para a Rede Analítica, porém, informou a Rede pretende realizar, com participação dos acadêmicos, visitas às hortas comunitárias de Palmas, para levantar os tipos de agrotóxicos que estão sendo usados e realizar análises. Além disso, o Prof. Emerson anunciou a criação de um núcleo voltado para a pesquisa em agrotóxicos, tendo como integrantes a professora Patricia Guarda, Kelen e Dr. Denilson para que seja feita a aproximação de professores atuantes na área.


Na sequência, Mônica Costa (SES–TO) apresentou de modo breve seu projeto de pesquisa e apontou a necessidade de interação com a rede analítica.


Ademais, Maria Sturmer alertou sobre a dificuldade que os produtores têm de passar pelo processo de reversão e que estes necessitam de apoio financeiro e assistência técnica durante esse processo. Assim, o Coordenador do Forúm sugeriu que fosse feito um convite à Prefeitura de Palmas para uma reunião, a partir dos resultados das atividades da ADAPEC, para tratar da questão da utilização de agrotóxicos no cinturão verde de Palmas. Dessa maneira, Ficou sugerido também o convite à prefeitura de Porto Nacional (em face do Assentamento Setor São João e Luzimângues).


Acesso Rápido