CENTRO DE ESTUDOS E APERFEIÇOAMENTO FUNCIONAL - ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO - CESAF/ESMP
calendar_month
30/09/2025

Participação expressiva direciona a construção do PDI 2026-2030 do Cesaf-ESMP

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2026-2030 do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público do Estado do Tocantins (Cesaf-ESMP) vem sendo marcada por uma expressiva participação dos integrantes do Ministério Público do Tocantins e da sociedade civil organizada. Essa escuta ativa e diversa busca garantir que o planejamento estratégico da instituição reflita de maneira legítima e plural as necessidades, expectativas e demandas de seus públicos.


Escuta institucional e social


Durante o período de 18 de agosto a 20 de setembro, foram aplicados questionários a públicos estratégicos, como promotores de Justiça, procuradores de Justiça, Corregedoria-Geral do Ministério Público, servidores, docentes, discentes e representantes de entidades e movimentos sociais. A partir dessas contribuições, foi possível levantar dados relevantes sobre a atuação do Cesaf-ESMP e as perspectivas desejadas para os próximos cinco anos, reafirmando o compromisso de “plantar, de forma coletiva, o futuro que queremos”.


Análise dos dados e definição de diretrizes


Na manhã do dia 25 de setembro, o Grupo de Trabalho (GT) responsável pela elaboração do PDI reuniu-se na sala de aula do Cesaf-ESMP para analisar os dados coletados e definir os próximos passos. Na ocasião, a coordenadora pedagógica, Cleivane Peres dos Reis, apresentou o relatório de análise quantitativa e qualitativa das respostas obtidas na escuta institucional e social. Também compartilhou os primeiros apontamentos que compõem a minuta em construção do PDI, fundamentada nas contribuições coletadas, nas diretrizes do planejamento estratégico do MPTO e nas exigências dos órgãos de avaliação e fiscalização das escolas de governo. Os próximos passos do Grupo de Trabalho envolvem a formulação e validação dos elementos centrais do plano, incluindo Missão, Visão, Valores, Objetivos, Estratégias e Metas, os quais servirão de base para a consolidação do documento final.


Articulação com os órgãos superiores do MPTO


Como inovação metodológica para este ciclo, o diretor-geral do Cesaf-ESMP, procurador de Justiça Miguel Batista de Siqueira Filho, propôs a escuta direcionada aos órgãos de cúpula da instituição, como o Colégio de Procuradores de Justiça e a Corregedoria-Geral. Essa ação busca alinhar o planejamento da Escola às necessidades de qualificação identificadas pela alta administração, garantindo maior efetividade às ações formativas.


Composição do Grupo de Trabalho


O Grupo de Trabalho foi instituído pela Portaria nº 978/2025 da Procuradoria-Geral de Justiça e é composto por representantes de diversas áreas do Cesaf-ESMP e do Departamento de Planejamento e Gestão. Integram o GT:

    • Miguel Batista de Siqueira Filho (diretor-geral)

    • Cleivane Peres dos Reis (coordenadora pedagógica)

    • Keila Fernandes (secretária-geral)

    • Gleiva Giuvannucci (coordenadora de extensão)

    • João Ricardo de Araújo Silva (diretor de planejamento)

    • Marcos Conceição da Silva e Leandro Ferreira da Silva (assessores de planejamento)

    • Shara Alves de Oliveira e Marco Tullio Tavares (jornalistas da comunicação institucional)


 PDI


O PDI é um instrumento de planejamento estratégico de médio e longo prazo, que estabelece a identidade institucional, define diretrizes, metas e estratégias de atuação, e organiza a atuação da Escola nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, inovação, gestão e infraestrutura. É por meio do PDI que a Escola de Governo projeta suas ações em alinhamento com o contexto social, político e jurídico em que está inserida, assegurando sua contribuição efetiva para o fortalecimento do Ministério Público e da sociedade.


No Cesaf-ESMP, o Plano de Desenvolvimento Institucional orienta as decisões da Escola de Governo em consonância com as diretrizes do Ministério Público do Tocantins. Atualmente, está em vigor o PDI 2020–2025, aprovado pela Resolução nº 007/2021 do Colégio de Procuradores de Justiça, com vigência até dezembro de 2025. O processo em curso visa à construção do novo PDI 2026–2030, que substituirá o atual e norteará os rumos estratégicos da Escola Superior pelos próximos cinco anos.