Minicurso de defesa pessoal para mulheres do MPTO reforça a segurança e a autonomia feminina
Com o objetivo de fortalecer a segurança e a autonomia das mulheres, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou na última sexta-feira, dia 12, um minicurso de defesa pessoal para integrantes da 4ª Regional, que inclui as sedes de Dianópolis, Taguatinga, Paranã e Arraias.
A capacitação, que aconteceu na Promotoria de Justiça de Dianópolis, foi ministrada pela instrutora de artes marciais Paula Guimarães Nunes. Durante a sessão, com duração de três horas, as participantes aprenderam técnicas de autoproteção e táticas preventivas, essenciais para lidar com situações de risco no dia a dia. Mais do que apenas ensinar golpes, o curso destacou a importância de desenvolver a consciência situacional, a capacidade de identificar perigos e a confiança para reagir de forma assertiva.
A ação foi uma parceria entre o Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça.
Próximos cursos
Para levar o treinamento a todas as regionais do MPTO, as próximas edições do minicurso já têm datas e locais definidos:
10 de outubro: Araguaína (2ª Regional: Araguaína, Filadélfia, Goiatins e Wanderlândia);
28 de novembro: Palmas;
12 de dezembro: Paraíso do Tocantins (5ª Regional: Paraíso, Miracema, Miranorte, Araguacema e Cristalândia).
Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP