CENTRO DE ESTUDOS E APERFEIÇOAMENTO FUNCIONAL - ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO - CESAF/ESMP
calendar_month
30/04/2025

Oficina para a regional Gurupi aprofunda estratégias de gestão humanizada no MPTO

"O constante aperfeiçoamento dos membros, em especial no que se refere ao desenvolvimento de habilidades para a gestão de pessoas, tem sido fundamental para a construção de soluções que vão impactar diretamente na boa qualidade dos serviços prestados pelo Ministério Público", afirmou o promotor de Justiça Gustavo Schult, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Arraias, sobre a capacitação “Oficina Regional de Gestão e Liderança para o Bem-Estar: valorização, qualidade de vida e saúde mental”, realizada na segunda-feira, 28, com os promotores de Justiça da regional de Gurupi.


A iniciativa conjunta do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf) e da Administração Superior do Ministério Público do Tocantins (MPTO) teve como foco o desenvolvimento de habilidades essenciais para uma gestão de pessoas mais humanizada e eficaz dentro da instituição.


O instrutor da oficina, Carlos Mendes Rosa, psicólogo e professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), iniciou tratando sobre a temática da motivação no ambiente de trabalho. Carlos Mendes Rosa explicou que ser motivado é crucial para o alto desempenho, alertando para os impactos negativos da desmotivação, como a queda na produtividade, o aumento do estresse e dos conflitos, e a falta ao trabalho.


Foram apresentadas diversas estratégias para estimular a motivação, incluindo a oferta de projetos desafiadores, planos de carreira bem definidos, sistemas de bonificação por metas alcançadas, dinâmicas de grupo para fortalecer o espírito de equipe e competições colaborativas. A comunicação foi enfatizada como um pilar fundamental, devendo ser eficiente, objetiva, transparente e estabelecida em um fluxo horizontal.


As dinâmicas de grupo proporcionaram aos participantes a vivência da importância do equilíbrio entre o desempenho individual e a colaboração em equipe. Observou-se a manifestação de diferentes perfis de liderança, desde aqueles que ofereciam suporte e apoio até os que apresentavam demandas claras e os que atuavam, de forma integrada, com o grupo.


A oficina também abordou a importância da avaliação contínua como ferramenta para o desenvolvimento dos integrantes e para a otimização dos processos de trabalho.


Investimento contínuo no desenvolvimento


A relevância do treinamento e desenvolvimento contínuo foi destacada como um investimento estratégico que beneficia tanto os integrantes do MPTO quanto a própria instituição. A discussão sobre o trabalho em grupo reforçou a necessidade de desenvolver a capacidade de compreender a perspectiva do outro, de distribuir as funções de forma eficaz, de adotar atitudes que promovam o bem-estar coletivo, de identificar e solucionar problemas de comunicação e de aprimorar continuamente as competências do indivíduo e da equipe.


A liderança foi analisada sob a ótica teórica de Cortella, explorando seus diversos perfis. Ao final, o debate sobre a síndrome de burnout alertou para os sinais de estresse crônico, como a perda de interesse, a diminuição da sensação de realização e a transformação do indivíduo em um mero executor de tarefas, com potenciais impactos negativos na saúde mental.


As oficinas de gestão e bem-estar terão continuidade nas regionais de Araguaína e Palmas, totalizando uma carga horária de 30 horas na modalidade híbrida. A metodologia adotada será ativa e participativa, incluindo exposições dialogadas, compartilhamento de experiências práticas, vivências emocionais para promover a reflexão, dinâmicas de grupo para estimular a interação, discussões de casos concretos e atividades de resolução de problemas em equipe.


Participaram da oficina em Gurupi os promotores de Justiça: Adailton Saraiva Silva, Ana Lúcia Gomes Vanderley Bernardes, André Henrique Oliveira Leite, Gustavo Schult Júnior, Luma Gomides de Souza, Marcelo Lima Nunes, Maria Juliana Naves Dias do Carmo, Mateus Ribeiro dos Reis, Reinaldo Koch Filho e Waldelice Sampaio Moreira Guimarães.


Próximas oficinas


19 de maio

Local: sede das Promotorias de Justiça de Araguaína

Participantes: promotores de Justiça das Promotorias de Justiça de Araguaína, Wanderlândia, Filadélfia, Arapoema, Goiatins, Colinas do Tocantins, Itacajá, Pedro Afonso, Guaraí, Colmeia, Araguatins, Augustinópolis, Itaguatins, Xambioá, Ananás e Tocantinópolis.


16 de junho

Local: sede das Promotorias de Justiça de Palmas

Participantes: promotores de Justiça das Promotorias de Justiça de Palmas, Porto Nacional, Paraíso, Araguacema, Cristalândia, Miranorte e Miracema do Tocantins.


Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP