Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Rede integrada pelo MPTO oferece oficina na área de planejamento e gestão da educação

Atualizado em 29/09/2021 14:28

Gestores da área da educação de todos os municípios do Estado estão reunidos, nesta quarta, 29, e quinta-feira, 30, em uma oficina voltada à execução do Plano de Ações Articuladas (PAR), instrumento criado pelo Ministério da Educação (MEC) para auxiliar as secretarias de Educação dos estados e municípios no planejamento, gestão e controle da política educacional.

A oficina é promovida pela Rede Colaboração Tocantins, que é composta pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Associação Tocantinense de Municípios (ATM).


A atividade acontece de forma presencial e regionalizada, em Palmas, Araguaína, Gurupi, Arraias, Araguatins e Guaraí. Na cidade de Palmas, a oficina ocorre na sede do MPTO.


O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), Sidney Fiori Júnior, que representa o MPTO na Rede Colaboração Tocantins, participa da oficina no período da tarde.


A capacitação está ocorrendo em três fases. Antes dessa oficina, foi promovido um seminário, no qual foi evidenciada a relação entre o Plano Municipal de Educação e o PAR e discutida a importância dos mecanismos de gestão democrática para o planejamento e diagnóstico da situação educacional do município. A próxima fase consistirá na assistência remota para os técnicos, durante a alimentação do sistema do PAR.