Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal, atalho ctrl shift 1. Acessar formulário de pesquisa, atalho ctrl shift 2. Acessar menu, atalho ctrl shift 3. Acessar mapa do site, atalho ctrl shift 4. Para voltar ao menu de acessibilidade tecle ctrl shift 0.
Acessibilidade Alto contraste
+
Tamanho de texto

Ctrl/Cmd + para aumentar

Ctrl/Cmd - para diminuir

Ctrl/cmd 0 para voltar ao padrão

Ministério Público do Estado do Tocantins

Páginas

I Encontro Estadual

O  Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizou, no dia 21 de junho de 2017, o I Encontro Estadual do Fórum. Durante o evento foram realizadas palestras e debates que demonstraram a fragilidade da saúde humana e do meio ambiente frente ao crescente uso de agrotóxicos no Tocantins. As palestras feitas foram:

1-Fóruns de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos: avanços, retrocessos e desafios - Palestrante: Fabia de Melo-Fournier, Promotora de Justiça e relatora da comissão de saúde do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.

2-Panorama sobre o uso de agrotóxicos no Brasil e no Tocantins - Palestrante: Daniel de Brito Fragoso, Pesquisador Doutor da Embrapa na área de Fitossanidade e Entomologia Aplicada.

3-Sistema Campo Limpo - Palestrante: Antônio Carlos C. Amaral, Engenheiro Agrônomo, Gerente de Operações do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - Inpev.

4-Impactos ambientais dos agrotóxicos - Palestrante: Leomar Daroncho, Procurador do Trabalho e Diretor-Geral do MPT.

5-Desenvolvimento agrícola brasileiro sustentado no uso de agrotóxicos e os impactos na
saúde humana e nos ambientes do Brasil e do Estado do Tocantins - Palestrante: Jakson R. Barbosa, farmacêutico - bioquímico,mestre em saúde coletiva pela UFMT.

6-Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos – Resultados do Tocantins
2013 a 2015 - Palestrante : Crislane Maria da Silva Bastos, Engenheira de Alimentos - UFT, servidora da Visa/Sesau.

7-Agricultura Orgânica: Produzindo Saúde - Palestrante: Paulo Marçal, Professor Doutor da UFG.

8-Mecanismos de Controle para a Garantia da Qualidade Orgânica - Palestrante: Palestrante: Antônio Humberto Simão, auditor fiscal federal do Ministério da Agricultura;

Todas essas palestras ministradas durante o encontro evidenciaram o panorama geral que se repete em todo território nacional. No Brasil, no período de dez anos, o consumo de agrotóxicos progrediu 115% entre os anos de 2002 e 2012, conforme a 6ª edição dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável  (IDS) 2015, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Publicado em