Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Apresentação

Atualizado em 13/12/2018 00:00

A Corregedoria-Geral é um dos órgãos que compõem a estrutura da Administração Superior do Ministério Público do Estado do Tocantins, possuindo funções de orientação e fiscalização da conduta e das atividades funcionais dos membros da Instituição.


O corregedor-geral, eleito pelo Colégio de Procuradores de Justiça, exerce mandato de dois anos, permitida uma recondução por igual período, sendo substituído, nas férias, licenças e eventuais impedimentos, por procurador de justiça de sua livre indicação.


Para auxiliar as atividades da Corregedoria-Geral, além da equipe técnico-administrativa, podem ser nomeados promotores de justiça da mais elevada entrância, indicados pelo corregedor-geral e designados pelo procurador-geral de justiça. Atualmente, o órgão conta com dois promotores-corregedores.


Além das atribuições ordinárias previstas no Regimento Interno da Corregedoria-Geral e na Lei Orgânica do Ministério Público, a Corregedoria-Geral coordena atualmente o Projeto Auxiliar de Tutela Coletiva, que tem como objetivo auxiliar as Promotorias de Justiça que detém atribuição na defesa dos direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos, através de apoio na movimentação e impulsionamento dos procedimentos extrajudiciais.


As atribuições da Corregedoria-Geral e do corregedor-geral do Ministério Público encontram-se definidas, respectivamente, no artigo 17 da Lei nº 8.625/93 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) e no artigo 39 da Lei Complementar Estadual nº 051/08 (Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Tocantins).


Contatos:


E-mail: corregedoria@mpto.mp.br

Telefones: (63) 3216-7591/7615/7614/7596


Acesso Rápido