Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal, atalho ctrl shift 1. Acessar formulário de pesquisa, atalho ctrl shift 2. Acessar menu, atalho ctrl shift 3. Acessar mapa do site, atalho ctrl shift 4. Para voltar ao menu de acessibilidade tecle ctrl shift 0.
Acessibilidade Alto contraste
+
Tamanho de texto

Ctrl/Cmd + para aumentar

Ctrl/Cmd - para diminuir

Ctrl/cmd 0 para voltar ao padrão

Ministério Público do Estado do Tocantins

Páginas

Vistorias Educacionais

Coordenação do Centro de Apoio Operacional às Promotoria da Infância e Juventude

CAOP da Infância e Juventude - Ministério Público do Estado do Tocantins - 202 NORTE, AV. LO 4, CONJ. 1, Lotes 5 e 6 - Plano Diretor Norte - CEP 77.006-218 - Palmas-TO - (63) 3216-7638 / 7670 (Fax) E-mail de contato: caopij@mp.to.gov.br

         

A Sua  Excelência  o(a)  Senhor(a)


Promotor de Justiça


O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude assumiu como uma de suas ações prioritárias contribuir para o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade, com ênfase na implementação de políticas educacionais eficazes, em articulação com os poderes estaduais, municipais, sociedade civil organizada e entidades não governamentais.

Assim, especialmente a partir da realização do Seminário Direito à Educação compromisso do MP/TO, realizado no ano de 2009, têm sido realizadas Vistorias Educacionais, com a finalidade de diagnosticar as carências e deficiências das unidades escolares tocantinenses.

O relatório circunstanciado que é gerado a partir da realização do trabalho de vistoria pela equipe do CAOPIJ junto aos municípios tocantinenses, constitui-se como um instrumento importante para a atuação dos Promotores de Justiça, ao proporcionar aos membros do MP, uma espécie de radiografia das redes escolares vistoriadas. Atrelado a instauração de Inquéritos Civis, permitem a confrontação das informações e uma maior razoabilidade/racionalidade na aplicação de medidas extrajudiciais e ou judiciais quando forem necessárias.


Destaca-se ainda, o caráter mobilizador das Vistorias Educacionais junto às Rede de Promoção, Proteção, Defesa e Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes, bem como a capacidade de aproximar o Ministério Público, a comunidade escolar e o cidadão comum de maneira mais ampla.


Isto posto, esta coordenação ao mesmo tempo que ressalta a importância da realização das vistorias educacionais, informa que para serem agendadas vistorias educacionais é necessário o envio de ofício à Coordenação do CAOPIJ solicitando a realização de vistoria educacional, afim de serem realizados os agendamentos e iniciados os trâmites administrativos para autorização do deslocamento da equipe.



Atenciosamente,



SIDNEY FIORI JUNIOR

Coordenador do CAOPIJ

Publicado em