Focado na autoproteção em situações cotidianas, MPTO realiza Minicurso de Defesa Pessoal para servidoras em Palmas
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou, nesta quinta-feira, 28, em Palmas, mais uma edição do Minicurso de Defesa Pessoal voltado exclusivamente para as mulheres da instituição. O treinamento ocorreu no Espaço Conviver, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), e teve como foco o fortalecimento da segurança pessoal e o ensino de táticas preventivas aplicáveis a situações do dia a dia.
A ação integra a programação da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, movimento global para conscientizar a sociedade e combater a violência de gênero, que ocorre entre 20 de novembro e 10 de dezembro.
Conduzido pela instrutora de artes marciais Paula Guimarães Nunes, o curso combinou teoria e prática. Mais do que ensinar golpes de combate, a metodologia priorizou o desenvolvimento da percepção de riscos, a postura defensiva e o controle emocional necessários para agir em momentos de ameaça. As participantes puderam treinar técnicas de escape e defesa adaptadas para cenários reais que as mulheres podem enfrentar na rotina diária.
Antes de chegar a Palmas, a capacitação já foi realizada nas Comarcas de Colinas, Gurupi, Porto Nacional, Augustinópolis, Dianópolis e Araguaína.
Iniciativa institucional
A ação é promovida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP) e pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), com apoio da PGJ.
O objetivo central da iniciativa é investir na autonomia das integrantes do MPTO, promovendo um ambiente de trabalho e de vida mais seguro e equitativo, além de incentivar a prática de atividades físicas e o autocuidado.
Próxima etapa
O ciclo de treinamentos de 2025 segue para sua próxima edição em Paraíso do Tocantins, no dia 12 de dezembro.